top of page
Buscar

Recolocação para a vida!

  • Alex Baumgartner
  • 9 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

19/12/2017, final de ano...

A busca pela recolocação profissional invariavelmente expõem os profissionais aos seus maiores dilemas existenciais.

Começa-se, dia a dia, a querer emergir sentimentos de incompetência, incapacidade, de ter feito ou agido de forma errada, solidão profissional, sentimento de atravessar um deserto que não se sabe o fim, mas que sabe que precisa caminhar e caminhar, na esperança de estar na direção correta para atravessá-lo o mais breve possível.

A autoconfiança, em uma metáfora, pode se assemelhar às areias do tempo que passam pelo funil de uma ampulheta, se esvaindo.

Por mais que haja motivação de seus entes queridos, familiares, amigos – para aqueles que têm esta benção – é uma luta pessoal com o concorrido mundo externo, mas também contra seu lado mais obscuro. O “lado negro” da força interior.

Parece que as imperfeições humanas começam a aparecer do nada e se sobrepor a tudo! E estas imperfeições sempre estiverem ali, mas não eram percebidas...

Mas é tempo de se levantar, olhar a frente, caminhar e atravessar o deserto.

É a OPÇÃO que deve se tornar DETERMINAÇÃO. Até porque se simplesmente parar não chegará a lugar algum e será engolido pelas areias do tempo.

Então, contrate-se para ser o gestor de sua vida! Todos possuem aptidões e habilidades.

Comece a virar o jogo!

Em primeiro lugar, AGRADEÇA!

Se acha que não tem motivos para agradecer, nem mesmo um motivo, talvez possa agradecer pela oportunidade de estar lendo este artigo. Muitos estão enfermos, acamados, mesmo com dinheiro, mas inertes em relação ao mundo. Seja grato pela oportunidade de acordar, respirar, existir. Gratidão gera gratidão!

Em segundo lugar, DECIDA-SE!

Decida-se pelo êxito em tudo o que se propuser. Haja de acordo com sua decisão. Se posicione em direção ao seu êxito. Seja vertical. Mesmo que ache que já tenha feito tudo, pergunte-se se algo a mais pode ser feito. Mesmo que ainda não saiba a direção a seguir, se não se decidir pelo êxito estará se decidindo pelo fracasso. Identifique seu valor! Certamente encontrará.

Em terceiro lugar, ALVO!

Muitas vezes não conseguimos nem mesmo vislumbrar um futuro para traçar um caminho. Se esta é a situação, espelhe-se. Pergunte-se como gostaria que fosse sua vida profissional, qual seria seu emprego ou trabalho ideal, qual é o perfil do profissional que você admira. Qual é o modelo profissional ou pessoal que representa seu proposito? Quais as características, competências e habilidades necessárias?

Em quarto lugar, PENSE e PESE!

Avalie-se a si mesmo e seu circulo familiar. Se você pudesse se olhar, de fora de você mesmo como uma segunda pessoa, o que você gostaria de dizer a você mesmo? Faça este exercício. Olhe-se ao espelho e faça isso. O que você diria a você mesmo, que nunca ninguém disse e você tem esta oportunidade? Perdão, conselho, direção?

E também, se você no momento já fosse o profissional que admira, no trabalho que vislumbra, na condição que tanto deseja. O que isto te traria de bom? Para quem mais sua vitória e satisfação teriam um sabor especial? O que estas pessoas representam para você e sua vida?

Em quinto lugar, TRABALHE!

Mente vazia, oficina do mal! Alvo definido, trabalho e trabalho para empatar o jogo das competências e habilidades. Estruture a forma de adquirir conhecimentos. Se possível converse com profissionais, estude da forma que tiver condições, sempre empenhado, “mexa a água”, estudos particulares, autoconhecimento, estudos gratuitos, internet, periódicos temáticos profissionais. Mantenha-se focado independentemente das circunstancias externas que sempre vão tentar sabotar a batalha diária. Trate o aprendizado e o processo de recolocação como um trabalho mesmo, e é o que é!

Em sexto lugar, COMPARTILHE!

Compartilhe seus conhecimentos com quem necessita. Compartilhe o que pode ser compartilhado. Motive as pessoas, pois há aqueles que precisam muito de seu olhar. Compartilhe esperança e desenvolva a força.

Faça o bem, seja do bem, seja o transportador do bem às pessoas a sua volta.

E AGRADEÇA novamente, sempre! Gratidão gera Gratidão.

É a lei do retorno, lei da ação e reação, não importa o nome.

Apesar das circunstancias, faça o seu melhor sempre, por você e por aqueles que lhe são caros. A vida é muito curta para aceitar os fracassos sem se levantar e prosseguir.

Faça o seu melhor, o seu possível, para que o que parece impossível aconteça. Eu disse parece...

Não guarde magoas, perdoe sempre!

“A vida é como um jogo de xadrez: Ao final do jogo, rei e peão retornam à mesma caixa. Nascemos sem trazer nada, morremos sem levar nada, e no intervalo entre a vida e a morte brigamos por aquilo que não trouxemos e pelo que não levaremos.” Mario Sergio Cortella.

Então, aproveite a sua oportunidade neste “intervalo”, lute pelo que deseja, apesar das circunstancias.

VIVA a vida da melhor forma que puder, não apenas PASSE pela vida.

E quem pode dizer que o ano que se inicia não pode ser o melhor de sua vida, ou ainda, o melhor dos melhores que virão?

Um grande abraço!


Comments


RECENT POST
bottom of page