Desmitificando o Valuation
- Alex Baumgartner
- 20 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2022
Valuation - Avaliação de Empresas e de Negócios
É uma área da administração financeira que tem por objetivo identificar um valor na data atual que represente toda a riqueza que uma empresa ou empreendimento pode gerar ao lon

go dos meses, anos e décadas futuras, utilizando metodologias especializadas e com parâmetros científicos.
É indispensável dizer que não é tarefa simples calcular o Valuation, pois seus critérios podem ser diferentes por vários fatores, tais como: características particulares de cada negócio e seu modelo de gestão, do investidor, do momento atual do negócio, dados macroeconômicos setoriais e do mercado inserido, da região geográfica onde está localizado, além das premissas padrão (informações contábeis, gerenciais, operacionais, financeiras e comerciais).
Finalidade do Valuation
Conhecer quanto vale a empresa, a marca, os ativos, parece ser óbvio para seus administradores. Mas não é incomum esse desconhecimento dada a sua complexidade de apuração.
O fato é que é extremamente ter esta informação.
Em uma situação a qual uma empresa seja objeto de uma negociação para venda, fusão, aquisição ou investimento (empreendimento, start-up), conhecer seu real valor é determinante para a negociação, uma necessidade primordial para os acionistas ou investidores.
Outro motivo, atualmente muitas empresas possuem políticas de remuneração dos altos executivos com base na geração de valor, no crescimento do valor da empresa no mercado em um período e, neste caso, há a necessidade de frequência anual da aplicação do Valuation, para poder avaliar o desempenho de seu corpo diretivo.
E ainda, identificar seu valor para estabelecer metas e objetivos de crescimento programado de longo prazo, paralelamente ao plano estratégico (plano plurianual, plano diretor), é um fator de grande relevância para alavancar riqueza aos investidores.
Outras possibilidades de aplicação do Valuation em momentos estratégicos: aporte de um novo investidor em contrapartida a novos passivos, aquisição de concorrentes, abertura de capital, venda de ações ou quotas, questões sucessórias.
Métodos de Valuation
Como já informado, é uma área da administração financeira que se utiliza de metodologias específicas. As metodologias de avaliação são basicamente quantitativas, porém tem aspectos subjetivos que deverão ser cuidadosamente analisados para gerar credibilidade dos resultados.
Os métodos não obedecem necessariamente a uma legislação específica e podem ser utilizados de forma conjugada.
Alguns autores consideram o Valuation uma arte, dadas as análises conjuntas das subjetividades e variáveis por vezes envolvidas.
Os métodos mais comumente utilizados são:
Avaliação pelo FCD - Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow)
O FCD é o método mais utilizado atualmente. É determinado pelo fluxo de caixa operacional projetado, descontado a valor presente por uma taxa que reflita o risco associado ao negócio ou empreendimento (taxa de oportunidade e taxa de risco).
Método característico de empresas geradoras de caixa, positivas e com maturidade de mercado, muito utilizado pelas instituições financeiras, por consultores, gestores e acionistas.
Avaliação por Múltiplos ou Relativa
Este modelo busca comparar empresas semelhantes, que atuam preferencialmente no mesmo mercado e que permitam, evidenciando valores de faturamento, lucro operacional, lucro líquido, Ebitda, possibilitando identificar qual seria um valor razoável para o negócio. Geralmente empresas que já possuem capital aberto.
Método característico de empresas que possuem carteira de clientes elevadas e ou atuantes no mercado com baixa concorrência, moderadamente utilizada.
Avaliação pelo Valor Patrimonial
É o método mais objetivo utilizado pelo mercado e está descrito no Código Civil como forma de cálculo para quitação dos valores de quotas de sócios, por exemplo. O Patrimônio Líquido, e por este modelo, seu resultado é obtido mediante analise de seus ativos e passivos circulantes e não circulantes, subtraindo-se de seus bens e direitos as suas dividas e obrigações com terceiros, de curto e longo prazo.
Método característico de empresas com baixa capacidade produtiva e ou mercado restrito sem perspectiva de crescimento a médio e longo prazo, utilizado em situações específicas, tais como, recuperação judicial ou falência.
O trabalho é usualmente efetuado por consultorias externas especializadas, com independência e imparcialidade, com ou sem a participação direta de equipes internas. Ao final é emitido o documento formal do Resultado da Avaliação, o Laudo Detalhado, apresentando o valor da empresa, dados da avaliação e do percurso, e apontamentos e perspectivas da empresa.
Também é primordial que os administradores tenham visão técnica das premissas utilizadas.
Portanto, para se efetuar o Valuation é importante ter conhecimento do mercado e atualização constante, que os profissionais sejam experientes para realizá-lo, com ética, zelo e confidencialidade, uma vez que o resultado certamente será objeto de discussão e parâmetros em situações de negociação.
Alex Baumgartner – Controller e Coach
Comments