Foco: Problema x Solução
- Alex Baumgartner
- 20 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
ESSES OLHOS ESTÃO OLHANDO PARA VOCÊ!!!!
Ouvimos muito por aí a seguinte frase:
Mantenha o foco na solução, não no problema! Seja otimista, não pessimista!
Eu mesmo, digo sempre isso: Opto por ser otimista apesar das circunstancias.
Até porque ser pessimista, ou focar nos problemas, em nada ajuda na solução, independentemente de qual for a situação.
Um amigo enviou-me uma mensagem sobre isso, que transformei em um artigo, o Luiz, que até já compartilhei.

Mas a verdade é que com tantas situações controversas enfrentadas no dia a dia isso não é nada fácil. Falo por mim mesmo.
A política midiática de más notícias, a insegurança, problemas na saúde, na família, no trabalho, o desemprego que persegue. A verdade é que as preocupações tomam conta de tudo e de todos.
Torna-se um ciclo retroalimentado de problemas, dificuldades, amplamente divulgado nos noticiários, nas conversas com grande tendência ao negativismo automatico.
As pessoas absorvem, internalizam, e passam a frente. É aquela frase famosa: A boca fala do que o coração está cheio!
E aqueles que não extravasam, não colocam pra fora, correm o risco de piorarem a própria situação por decorrência de doenças psicossomáticas e físicas.
E assim, as más notícias vão sendo propagadas eternamente. Se houvesse uma corrida entre uma notícia boa e uma notícia ruim, qual chegaria primeiro?
Seria bom se conseguíssemos mudar a forma de pensar. Se pudéssemos melhorar a qualidade dos pensamentos, se pudéssemos propagar boas notícias, ou pelo menos, que pudéssemos sobrepor nossa vontade à nossa facilidade em compartilhar as mazelas.
Alguém pode pensar: Que mundo esse cara vive? Ele nem imagina o tamanho das minhas dificuldades? Quem pensa que é?
Sou o mesmo que todos, que enfrenta situações difíceis, dias melhores ou nem tanto, mas que faz o possível para tirar algo bom de tudo, pelo menos visualizar menos possível o lado não favorável do presente.
...
...
...
Virando a pagina!!!!
Uma pequena SUA estória:
Em sua viagem à Savana Africana, seu veículo parado...
Imagine um elefante Cinza imenso. Muito grande mesmo! Aquele que representa sua manada!
Você o observa de longe. Ele está se refrescando no rio, lavando seus ferimentos, depois de ter lutado muito e defendido a manada do ataque de felinos ferozes e esfomeados.
Ele esta muito longe de você. Mas o vê! E vem em sua direção, insano pela dor, e por você estar ali, no território dele, representando uma ameaça. E ele estraçalhou a ameaça anterior.
Você não tem muito o que fazer. Se for a frente irá ao encontro do elefante. Se for para trás vai para a área dominada por hienas famintas, rindo e mostrando os dentes...
Vem em sua direção ainda mais rápido! O seu peso faz tremer o chão. E com suas presas de marfim brilhantes em riste, com sons ameaçadores e aumentando. Brilhantes por causa do sangue dos felinos...
Numa parada temporal, qual imagem você vê? Qual detalhe lhe chama a atenção? Quais suas chances ao vir um elefante destes ao seu ataque? Que detalhe deste elefante mais lhe chama a atenção? Qual a sensação que lhe transmite? O que faria?
Agora tente limpar sua mente. Esqueça o tamanho do elefante, o tremor dos seus passos, as pontiagudas presas brilhantes e vermelhas de sangue. Do seu medo!
...
...
...
...
O elefante enfurecido permanece na sua cabeça ou saiu completamente?
...
...
...
...
...
...
Agora:
Imagine um jovem elefante Verde! Sim, isso mesmo. Verde e com listras Amarelas.
Imagine que este elefante vem em sua direção com sua cauda levantada parecendo uma antena com uma bandeirinha, e com aquela tromba balançando de um lado para outro.
Uma característica deste elefante é que ele parece ser muito pacato e amistoso, bem simpático mesmo. Até parece rir!!!
E Verde com listras Amarelas.
E vem em sua direção, parece que rápido!
Mas lhe chama a atenção alguns movimentos estranhos. O jovem elefante interrompe sua correria e anda alguns passos para trás.
Ele faz o “moonwalker”!!! Isso mesmo, o Elefante Jackson!
Verde com listras Amarelas...
Ele continua, mas para à sombra de uma arvore, e por lá fica se espreguiçando...
Visualize o elefante “brazuca” e todos os seus detalhes, a paradinha do “moonwalker”, inclusive a “antena com a bandeirinha”, cada detalhe.
...
...
...
...
...
Responda-se: Por que o grande elefante cinza estava enfurecido?
...
...
...
...
...
Agora, voltando...
Perdoe-me por leva-los a essa leitura. Essa metáfora parece uma brincadeira.
Mas não é...
Acontece que nesse exercício de duas estórias substituímos uma situação que era perigosamente difícil por outra bem mais amena.
Talvez você já saiba o grande motivo da pergunta. Ou talvez ainda não. O FOCO do problema.
Mas o fato é que a estória do elefante listrado substituiu a estória do grande elefante cinza em seus pensamentos.
Mudou o FOCO.
Quando colocamos todo nosso olhar e atenção em uma situação que nos aflige, parece que a situação foi colocada sob uma lupa, em FOCO.
A lupa aumenta o tamanho das coisas: sejam as soluções ou os problemas, as boas ou as más noticias que circulam no ambiente, as possibilidades ou dificuldades, as informações saudáveis e positivas ou nocivas.
E isto em todas as coisas, todas as áreas de nossa vida. Em casa, no trabalho, na TV, no rádio, nas redes sociais, em tudo!
Então, quando dizemos FOCO NA SOLUÇÃO, NÃO NOS PROBLEMAS! Poderíamos complementar por FOCO NAS COISAS BOAS, NÃO NAS RUINS!
Faça esse exercício. Não é nada fácil, mas um passo de cada vez. Comece a filtrar aquilo que coloca sua atenção e logo perceberá que não estará mais participando de conversas improdutivas e discussões desnecessárias e sem sentido, que não levam a nada.
Procure substituir a sombra pela luz. Nos pensamentos, nas palavras, nas ações.
Comece a fazer isso mesmo que aos poucos. Não perderá nada com isso, não é mesmo?
Até a Bíblia Sagrada nos ensina a “não fazer parte da roda de escarnecedores”.
Comece a blindar seus pensamentos. Logo suas atitudes começarão a ser diferentes. Logo você passará a fazer diferença no ambiente onde estiver. E pelo lado bom!
Tudo bem.
Depois de toda essa estória de elefantes, sobre tirar o foco do problema, onde está o foco na solução?
Não sei! Eu não estava lá na Savana, com o veiculo parado. Mas se estivesse, ligaria o veiculo e iria embora rapidão!!!
Ah! E por que o elefante estava vindo enfurecido em sua direção? Se você ler novamente entenderá porque o brutamontes estava insano. A resposta está lá acima.
E as hienas que estavam esperando pra te dar o “bote”? Será que o elefantão não achou que elas estavam rindo dele e por isso ele veio em sua direção? Será que acabou espantando as hienas e te salvando???? Imagine...
Alex Baumgartner - Controller e Coach
Comments