A simplicidade de criar um negócio (?)
- Alex Baumgartner
- 7 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Muitas pessoas alimentam o sonho de empreender em alguma área, ter um negócio próprio, o famoso plano B que se torna A.
Mas não é fácil. Também, não impossível.
Muitas vezes a dificuldade começa na identificação da atividade a realizar, do plano de negócio a seguir, do objetivo, do caminho que deseja trilhar.
Será que tenho uma oportunidade negócio? É a pergunta a se fazer.
Sem contar que, uma vez definido o objetivo, há de se superar alguns obstáculos iniciais, antes da “decolagem”, tais como, formalização, autorizações, custos e taxas, registros, toda a parte burocrática já conhecida, bem como custos iniciais e reserva de (ou estratégia para obter) capital de giro para a atividade até que o negócio atinja o ponto de equilíbrio e retorno do investimento. Diversas varáveis.
Tenhamos em mente que o empreendedor começa a batalha antes mesmo de a atividade começar. E a falta dessa percepção muitas vezes leva a frustração de um negócio que, apesar de “alçar vôo”, não se manterá no ar por muito tempo, justamente pela falta de um planejamento eficaz.
Para ajudar a responder a pergunta antes dos obstáculos iniciais, se tenho uma oportunidade de negócio, algumas reflexões e analises podem e devem ser feitas.
· Avalie-se
Faça uma auto avaliação analisando suas habilidades e experiências que podem ser transformadas em negócio. Identifique seus pontos fortes e o que precisa melhorar. Faça sua matriz SWOT pessoal e do negócio. Avalie se o negócio é sustentável.
· Reavalie
Revisite seus planos periodicamente. Comemore as metas atingidas. Se houver dificuldades, ajuste e corrija o que não estiver adequado.
· Propósito
Descubra seu propósito, o que inspira você. Descubra o que lhe traz alegria e motivação. Isso permitirá que você desenvolva a resiliência no seu objetivo, ajudará a não desistir ao enfrentar dificuldades no caminho.
· Comunique-se
Converse com potenciais clientes sobre suas necessidades, são oportunidades que podem ser lapidadas. Pergunte a amigos como veem você e peça opiniões sobre o que pode melhorar na percepção deles. Em outras palavras, a pergunta subliminar que estará fazendo é: o que você precisa e o que posso fazer por você?
· Avalie o contexto
Avalie as tendências do mercado em que estiver inserido. Avalie concorrentes. Observe tudo. Procure seu diferencial frente ao modelo comum. Simule.
· Aprimore-se
Esteja sempre preparado para as oportunidades. Prepare-se. Busque conhecimento, faça cursos, acesse conteúdos, participe de eventos e frequente locais de estudo, como bibliotecas, livrarias, workshops. Abra a mente.
· Projete seu futuro
Visualize seu sonho, descubra o que deseja, coloque-se no momento desejado. Seja bem específico em percepções e detalhes de seu sonho e registre tudo. Pense e responda a si mesmo sobre qual sentimento lhe trará quanto seus objetivos forem alcançados. A quem mais esse sentimento alcançará?
· Planejamento estratégico
Defina seu roadmap. Defina seu SMART pessoal. Sua bússola. Defina metas claras. Divida cada grande salto em pequenos passos, cada grande objetivo em partes menores. Saiba exatamente o que tem a fazer e estabeleça prazos para alcançar cada etapa definida.
· Conecte-se
Acione sua rede de amigos e conexões. Fale com pessoas que tem os conhecimentos que você precisa. Veja seus conhecimentos sobre outro prisma. Reúna forças e parcerias. Troque conhecimento ao invés de moeda.
· Posicionamento
Tenha atitude e não espere muito tempo para tomar novas ações, mudar o caminho. Mude sua atitude, direcione seu mindset, comece agora com as possibilidades que já têm, dê o primeiro passo.
Tenha SUCESSO!
Comments