top of page
Buscar

Crônica de um fechamento...

  • Alex Baumgartner
  • 15 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Último dia do mês, fechamento, final do dia!

Pessoal de finanças já encerrou os módulos financeiros e vai efetivar as integrações contábeis (tudo conciliado e contas bancárias batidas sem ajustes tabajaras, certo?), já avaliou o contas a pagar e a receber se não ficou nada pendente de baixa ou de cobrança, já soltou aquele e-mail via intranet ou normal (alguns copiando até o papa), informando a liberação para a Contabilidade e já informando em alto e bom tom: Contas transitórias de módulos zeradas, posição de títulos a receber e a pagar batendo com as contas ativas e passivas e PCLD avaliadas, nem vem que não tem!

Enquanto isso o pessoal de custos já teve o OK da área fiscal quanto às conferencias e iniciou os fechamentos de modulo de estoques e produção. Claro que já olharam e cobraram o pessoal de PPCP caso tivessem encontrado ordens de produção ainda abertas. Com isso já estão valorizando os materiais, valorizando as OPs em processo, analisando as variações de custo médio dos PAs e as saídas e, finalmente, integrando o modulo à Contabilidade, que sempre vem com uma pergunta: por que o % CPV geral aumentou nesse mês?

Descobri! Aquele ajuste de inventário por scrap numa linha de produção especifica que ficou do mês passado, lançado nesse mês. Percebi mesmo que uma família especifica variou o médio... mas não deveria dar impacto!

Mas deu Pedro Bó! O custo do scrap não foi segregado da OP e ficou na linha, custando mais para produzir menos skus úteis.

Vai sobrar para explicar para o pessoal da Controladoria e depois para as Auditorias.

E a Contabilidade em compasso de espera. A todo o momento o analista vai aos setores e pergunta: já fechou aí, posso tirar um balancete (na verdade já tirou e já está há tempos vendo as outras contas que são de domínio contábil, inclusive o patrimônio)? Afinal, sexta feira tem o futiba society. E a resposta vem atravessada: Vocês receberam algum e-mail nosso? O dia termina as 23h59, então...

Já entendeu que a pizza com refri de fechamento será o jantar e não o final do expediente, né?

Lógico que não se pode esquecer do DP e sua folha de pagamento liberada e integrada na parte da manhã, sem erro (tomara que ninguém tenha esquecido de cadastrar e parametrizar as contas contábeis de algum novo evento...), mas sempre com aquela duvida: será que a conta contábil de adiantamento de férias está batendo com o relatório do ERP? O cara da Contabilidade vai perguntar e cruzar saldo x relatórios de todas as nossas contas. Parece que não confiam na gente! Deveriam entender que sempre liberamos o modulo antes de todos (não podemos falar que a nossa folha fecha as verbas variáveis de 21 a 20, diferente da empresa tal que fecha de 01 a 30).

E a Controladoria? Acompanhando essa revolução acontecer, esperando a sua vez, e finalmente receber a Contabilidade devidamente encerrada, para gerar suas planilhas de analises, sistema ERP de planejamento ou os módulos customizados a la carte.

Mas não acompanhando somente! Já adiantando as analises com o que tem em mãos porque, afinal, dia 5 é a prévia de resultados e dia 10 a apresentação geral. E depois fazer a apresentação em no máximo 8 slides (sem deixar de ficar bonito, pois a apresentação que antecede é da Gerencia de Marketing).

E o Controller já pensando em como explicar o que aconteceu com o EBITDA e o Lucro, se o faturamento aumentou e as despesas operacionais permaneceram na mesma proporção (ah se a gente pega aquele ajuste do scrap que afetou o preço médio!). Se a apresentação da Gerencia Financeira apontar deficiência financeira e descolamento do fluxo de caixa projetado e com aumento da inadimplência, então, seria o caos e a tempestade perfeita...

Obviamente que essas atividades são muito mais fragmentadas e carregam a seriedade que lhes é peculiar, com seus prazos e regras de acordo com a cultura de cada empresa.

Esse texto tem o intuito de mostrar de forma leve, nem cuidando da gramática, apenas a ponta do Iceberg dessas atividades tão primordiais, a importância desses departamentos e esses profissionais tão valorosos e tão decisivos para as organizações!

E depois do fechamento, Ó! https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6540419962459176960

Alex Baumgartner

Gerente de Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos

Partner ABER Capital Assessoria e Consultoria Estratégica http://abercapital.com.br/

Coach em Finanças Pessoais, Novas Carreiras e Negócios https://www.alexbaumgartner.net/

コメント


RECENT POST
bottom of page