Campinas, 248 anos Parabéns Metrópole!
- alexbaumgartnercoa
- 14 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Instituído pela Lei 7.945, de 27 de junho de 1994, o Hino Oficial de Campinas é uma composição musical do maestro campineiro Antonio Carlos Gomes, com letra adaptada, provavelmente pelo próprio maestro, de um poema do jornalista Carlos Ferreira.
O hino ficou conhecido como “Progresso”, em razão da primeira palavra entoada pelo coro, mas o próprio Carlos Gomes o intitulou como “Coro Triunfal ao Povo Campineiro”.
A peça foi executada pela primeira vez em 25 de dezembro de 1885, com envolvimento de cerca de 150 músicos, amadores e profissionais, além da banda de música.
Progresso - O Coro Triunfal do Povo Campineiro
Progresso! Progresso! Seja a nossa divisa. Progresso! Progresso! Seja a nossa divisa. Porvir! Das indústrias no enorme Congresso, Precisamos galhardos agir. Precisamos galhardos agir. Progresso! Progresso! Honra ao povo que sabe Os louros da glória colher. E co’a alma de luzes sedenta, sedenta, A luz do trabalho vai colher! Honra ao povo que sabe Os louros da glória, da glória colher! Honra ao povo que sabe Os louros da glória colher. Sabe os louros colher da glória. Ao povo, ao povo que sabe, Da glória, os louros colher! Progresso! Progresso! Seja a nossa divisa. Progresso! Progresso! Seja a nossa divisa. Porvir! Das indústrias no enorme Congresso, Precisamos galhardos agir. Precisamos galhardos agir. Progresso! Progresso! Honra ao povo que sabe Os louros da glória colher. E co’a alma de luzes sedenta, sedenta, A luz do trabalho vai colher! Honra ao povo que sabe Os louros da glória, da glória colher! Honra ao povo que sabe Os louros da glória colher. Sabe os louros colher da glória. Ao povo, ao povo que sabe, Da glória, os louros colher! Progresso! Progresso! Seja a nossa conquista porvir! Progresso!
Komentar